fbpx

Beneficios da massagem gengival

A massagem gengival

sowash_logo (2)

Publicado por Sowash

Como e quando fazer uma massagem gengival com o irrigador oral.

O que é a massagem gengival.

A massagem gengival é uma prática comum que começa desde os primeiros anos de vida. Nos bebés é muito frequente exercer-se a massagem nas gengivas mesmo antes dos primeiros dentes.

Contudo ao logo do crescimento a pratica de massagem gengival deixa de ser para alivio da pressão das gengivas e passa para outros objetivos, tais como a remoção da placa.

Em países como o Japão a massagem gengival é feita manualmente por especialistas em saúde oral. Os resultados são extraordinariamente surpreendentes no alivio da tensão mental e aumento da pressão sanguínea.

Os efeitos da massagem nas gengivas.

Em primeira linha, a massagem gengival aumenta a circulação periférica nas gengivas. Assim os processos inflamatórios das gengivas são menos frequentes por via do aumento do ciclo metabólico.

A estimulação da micro circulação através da massagem aumenta significativamente a oxigenação dos tecidos gengivais e reduz a acumulação do fluido crevicular.

O fluido crevicular é o principal responsável pelos processos de inflamação periodontais  e do edema gengival.

“80% da população mundial adulta sangra das gengivas, mas acredita não ter Doença Periodontal, mas estão errados.”

O que dizem os especialistas.

Há varias razões para a propagação da doença periodontal. Mesmo no século XXI ainda há um numero (em torno das centenas de milhões) de pessoas com más praticas de saúde oral.

Além da higiene, pesa também os factores relacionados com a alimentação contemporánea e socio- económico. Nunca em toda a história da humanidade se gastou tanto com a saúde oral, mas isso não contrariou a tendência do aumento de doenças das gengivas.

A saúde das gengivas passa pela higiene oral diária com uma escovagem adequada, com a limpeza interdental e a massagem gengival. 

“A massagem gengival deve ser feita pelo menos uma vez por dia, preferencialmente com os dedos ou com um irrigador oral.”

A solução passa simplesmente pela utilização de água. 

A pressão de água adequada e direccionada à superficie gengival, através da utilização de irrigadores orais. (tal como os especialistas fazem e recomendam.) 

Qualquer sistema de irrigação oral é mais eficiente, porque a pressão da água é projectada directamente para as gengivas. Com este tipo de massagem evita-se a acumulação do fluido crevicular responsável pela periodontite.

A irrigação oral.

São sistemas de higiene muito seguros, utilizados por todos os dentistas e especialistas em saúde oral, em todas as pessoas de todas as idades para a massagem gengival. Deste modo consegue-se massajar toda a superficie das gengivas, mesmo onde os dedos não conseguem chegar.

Mas a utilização do irrigador oral tem vantagens. 

Utilizar os dedos para massajar as gengivas é desaconselhado para utilizadores de implantes e coroas. 

Os utilizadores com implantes dentários necessitam de manter toda a zona do implante limpa durante e após a cicatrização. Os utilizadores de aparelhos ortodônticos necessitam de limpeza constante. Neste casos a massagem gengival com o dedo é dificil. Mas por outro lado a massagem gengival com auxilio do irrigador oral além de eficiente também auxilia a limpeza.

Há varias razões para se preferir a utilização de irrigação oral para a massagem gengival. Entre todas a questão da facilidade de utilização, conforme o video seguinte:

Além de limpeza em profundidade, com a projecção da água consegue-se  a massagem gengival, e a remoção da película bacteriana auxiliando à não formação do tártaro.

E só com água,  chegando a todo o lado sem dificuldade. O jato de irrigação oral deve ser visto como essencial na higiene oral diária, juntamente com a escovagem.

“A utilização diária do irrigador oral é adequada a todos os tipos de utilizadores para a limpeza massagem gengival apenas com a pressão da água.”

Nos últimos anos houve um crescendo muito significativo de utilizadores de aparelhos ortodônticos em utilizadores cada vez mais jovens, mas também em adultos, contrariando a tendência de utilizadores quase exclusiva de adolescentes com aparelho como acontecia nos anos 90.

Este aumento de procura foi também visível no segmento da estética dentária com um importante aumento de utilizadores com implantes dentários e próteses fixas e removíveis.

Todos estes utilizadores têm preocupações acrescidas com a higiene oral. A higiene eficiente é uma questão que determina além da saúde, custos associados com a manutenção frequente em clínicas ou higienistas. 

Nestes casos a utilização de irrigador oral com vortice (efeito redemoinho) é de elevada importância. Estes utilizadores têm que manter todas as cavidades imaculadamente limpas, sem residuos para evitar afecções bucais e manter os aparelhos limpos.

Duvidas são habitualmente muitas, e começam pelo preço de custo, porque os irrigadores orais são normalmente sistemas caros e de difícil utilização.

Contudo já é possível adquirir um irrigador oral em lojas online (na Worten po exemplo) na ordem dos 30€. Comparando com os beneficios e os consumíveis que não tem de comprar, pode considerar um excelente investimento, e uma melhoria na sua saúde oral.